terça-feira, 31 de maio de 2016

Forma/conteúdo

 Correspondeu-se com Williams Carlos Williams que o levou ao Olsson. Fez parte do grupo de Black Mountain. A forma nunca é  mais do que uma extensão do conteúdo. Robert  Creeley:.
 
 
When I know what people think of me
I am plunged into my loneliness.  The grey
 
hat bought earlier sickens.
I have no purpose no longer distinguishable.
 
A feeling like being choked
enters my throat.

 ( The Collected Poems of Robert Creeley: 1945-1975,University of California Press)

Traição, só traição

Alguns  bons poetas americanos discutem a função social da poesia. Felizmente, em regra não lhe atribuem nenhuma. Lembro-me sempre do Carlos Oliveira e do seu futuro com máquinas de escrever poemas.
Se  a legião -  inclui esta coisa  com lantejoulas e abóbadas, a banana frita e o IRS - é esmagadora,  a poesia é o que  a trai adrede. À sorrelfa, com estilo , ultra-humana, no sentido aristocrático que Frederico Ferrari utiliza.

Um exemplo,de Benn:

Muito grave: ser convidado,
quando lá em casa há mais  sossego,
o café é melhor
e não é preciso conversar.

O mais grave de tudo:
não morrer no Verão,
quando tudo é claro
e  a terra é leve para  a enxada.

( trad de V.Graça Moura, Ed Relógio D'Água )


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Coke La Rock e Píndaro

Em hexâmetros ou pentâmetros, o epíteto facilitava a forma original da poesia grega: a oral. Como o orador , o poeta recitava; por mais fabulosa memória que possuísse, era-lhe impossível manter o poema inalterado. O epíteto, no original a repetição de uma ideia normalmente  associada a uma personagem, ombreia com fórmulas  bem descritas da poesia épica oral. Acaba por dar origem ao refrão, na bela síntese  de Parry:  Far from being formulas by which he would regularly express his idea under certain metrical conditions, these phrases were to him fine expressions which his mind had kept solely for their beauty, and which the chance of his verse now let him use  ( 1930 , Harvard Studies in Classical Philology 41:73–148)

O rap tem a raiz oral mais diferenciada do que outros estilos contemporâneos. A origem do rap - batida - reporta-se a conversa, responder a uma pergunta. Sim, os campos de algodão, os escravos, a tradição negra, mas o rap nasce na cidade. E aí  a urb, do muro grego fundador.
 Seja como for,   basta  a um português ler as descrições de Serpa Pinto, Capelo e Ivens, Galvão. Nas sanzalas, em volta do soba,  a tradição oral  é evidente. Píndaro e Homero de volta da fogueira.

Anos 70, EUA, Coke La Rock:

There’s not a man that can’t be thrown, not a horse that can’t be rode, a bull that can’t be stopped, there’s not a disco that I Coke La Rock can’t rock”.

O dachdecker

Tudo o que há de inferior em nós, homens reles,
Tudo o que até já nem faz raiva
mas apenas piedade e  asco,
Tudo isso é meu.

Isto é do melhor. Nós, os reles, conseguimos  provocar piedade e asco. Um ligeiro tom cripto-hermético  ( só os tontos vêem obscuridade) dos meus amadíssimos.

Gosto de Cristovam Pavia ( aka Bugalho) quando compreende o Criador ( sou um vómito de Deus) do sofrimento provado. Na Alemanha fez psicoterapia e trabalhou na construção ( assentou telha, daí o título desta entrada, roubado ao Fernando Martinho), mas em Portugal foi da fina flor do círculo católico  de O Tempo e o Modo: Bénard da Costa, Támen etc.

Infelizmente, abusa de  pastilhas como  trémulas orvalhadas  e até tem um Poema de Amor com os obscenos  árvores e frutos. Alguns tipos acreditam que obsceno pode ter  raiz grega : ob skena, o que deve ficar fora do palco, da cena.

domingo, 29 de maio de 2016

Goethe pop sinfónico

Eyes tell, tell me, what you tell me,
telling something all too sweet,
making music out of beauty,
with a question hidden deep.


1820. Podemos  imaginá-lo cantado pelos Pink Floyd.
Ou na voz da Nathalie.

Gado de prata

 Fiama, 1976:


Nos subúrbios há ainda o gado de prata
a pascer entre miríades de seres
exilados como eu que estou cega, no pesadelo,
e visonária quando assisto à força da Natureza.


Fiama ganhou carta  de alforria nos cadernos Poesia 61 . Na tertúlia do Saldanha , com Carlos de Oliveira, Herberto Hélder, Abelaira , entre outros, já era uma semideusa.
Metade da sua poesia é sonolenta , um quarto é pomposa. O outro quarto é almofadado e  com uma bela janela.